Política de Privacidade

Data efetiva: 15 de maio 2024

Nós, Alexandre Viana Castro, Lda. com o NIPC 515891010 (designado comercialmente, “CCE – Centro de Competências Empresariais”, “Nós”) sabemos que o utilizador se preocupa com a forma como os seus «dados pessoais» são utilizados e partilhados, e levamos a sua privacidade a sério. Por favor leia a seguinte política de privacidade para saber mais sobre como recolhemos, armazenamos, utilizamos e divulgamos informações sobre si quando interage ou utiliza o nosso website ou quando recorre a qualquer um dos nossos serviços.

O que esta política de privacidade salvaguarda?

Esta política de privacidade abrange o nosso «tratamento» de «dados pessoais» que recolhemos quando o utilizador acede ou utiliza o nosso site, serviços ou quando entra em contacto connosco de alguma forma. Reunimos vários tipos de informações, incluindo informações que o identificam como um indivíduo (dados pessoais), como explicamos abaixo com mais detalhe.

Que informação o CCE – Centro de Competências Empresariais recolhe?

Informação que nos fornece:

  • Quando utiliza o nosso site: nós podemos recolher qualquer informação pessoal que o utilizador opte por nos enviar ou nos fornecer, por exemplo, no nosso formulário de “Contacto” (ou similar) ou “Subscrever newsletter”. Se nos contactar através do nosso website, nós manteremos um registo da correspondência. Essa informação inclui o seu nome, endereço de e-mail, endereço IP, número de telefone, bem como detalhes incluindo localização e outras informações demográficas. Ao dar-nos estas informações, o utilizador consente que os nossos «subcontratantes» de serviços (por exemplo Hu-manity.co Service sediado nos Estados Unidos, Mailchimp – plataforma de gestão de mail marketing, sediada nos Estados Unidos, Dominios.pt – plataforma de suporte técnico de comunicações eletrónicas, sediada em Portugal, TOConline – sistema de gestão de contabilidade e de processos de faturação, sediado em Portugal) recolham, utilizem, divulguem, transfiram e armazenem por nós esses dados, conforme descrito nesta política de privacidade.
  • Quando recorre aos nossos serviços: nós recebemos e armazenamos a informação que o utilizador nos fornece diretamente por um período indeterminado, salvo expresso em contrário pelo utilizador. Por exemplo:

No CCE – Centro de Competências Empresariais, recolhemos «dados pessoais», como nome, endereço de email e nº de contribuinte. Os tipos de informações que podemos recolher diretamente deste acesso incluem informações fiscais, judiciais, profissionais e financeiras, bem como qualquer outro contacto ou outras informações que escolha fornecer ou enviar para os sistemas em conexão com os nossos serviços.

Informação que recolhemos automaticamente:

  • Quando utiliza o nosso site: quando o utilizador visita o nosso site, recolhemos certas informações relacionadas com o seu dispositivo, como o endereço de IP, tempo de navegação, sistema operativo, browser ID, atividade de navegação e outras informações sobre como o utilizador interage com o nosso website. Nós podemos recolher essas informações como parte de arquivos de log, bem como através do uso de cookies ou outras tecnologias de rastreamento. A nossa utilização de cookies e outras tecnologias de rastreamento são apresentadas mais abaixo e em mais detalhe ao clicar no ícone .
  • Quando recorre aos nossos serviços: mantemos o controle da atividade do cliente em relação aos tipos de serviços solicitados e recolhemos informações adicionais, como  usernames e passwords de acesso à plataforma de agendamento de marcações. Recolhemos essa informação como parte do serviço para fins de faturação, gestão e configuração de serviços.

Como utilizamos a informação:

Website, utilizamos as informações que recolhemos através do nosso website para:

  • Administrar o nosso site, eventos e operações internas, incluindo solução de problemas, análise de dados, testes, estatísticas e pesquisa;
  • Para melhorar o nosso site e garantir que o conteúdo é apresentado da maneira mais eficaz para o utilizador e para o seu dispositivo;
  • Análise de utilização do site para monitorizar tendências, marketing e publicidade;
  • Para fins de esclarecimento ao utilizador no momento em que envia as suas informações (por exemplo, para cumprir o seu pedido de orçamento) ou para lhe fornecer informações sobre os nossos serviços;
  • Como parte do nosso esforço para manter o site seguro.

Serviços, poderemos utilizar as informações que recolhemos dos nossos clientes em conexão com os serviços para:

  • Fornecer, operar e manter os serviços;
  • Processar e enviar informações relacionadas com confirmações de transferências bancárias e faturas;
  • Gerir a utilização dos serviços dos nossos clientes, responder a perguntas e comentários, fornecer atendimento e suporte ao cliente;
  • Enviar alertas técnicos, atualizações, notificações de segurança e comunicações administrativas aos clientes;
  • Para quaisquer outros fins sobre os quais notificamos os clientes e utilizadores.

Nós podemos também utilizar as informações que nos envia através do site e/ou serviços, para comunicar consigo através de e-mail e, possivelmente, outros meios, em relação aos serviços e eventos que pensamos poder ser de seu interesse ou para enviar-lhe a nossa newsletter, se isso está de acordo com suas preferências de marketing. No entanto, será sempre capaz de se remover de tais comunicações a qualquer momento (consulte a secção “atualizar as suas preferências ou remover o seu email desta lista” no rodapé das mensagens).

Como compartilhamos e divulgamos informações a «terceiros»?

Nós não alugamos ou vendemos as suas informações pessoais a ninguém. Nós apenas podemos compartilhar e divulgar informações (incluindo «dados pessoais») sobre os nossos clientes nas seguintes circunstâncias e de forma limitada:

  • Fornecedores e consultores de serviços: nós podemos compartilhar suas informações com fornecedores e consultores que nos prestam serviços para executar tarefas em nosso nome. Essas empresas incluem: Hu-manity.co Service, Mailchimp – plataforma de gestão de mail marketing, Dominios.pt – plataforma de suporte técnico de comunicações eletrónicas, Google Analytics – plataforma analítica do site e TOConline – sistema de gestão de contabilidade e de processos de faturação. Quando o CCE – Centro de Competências Empresariais recebe os seus «dados pessoais», subsequentemente, transfere essas informações para um agente de «terceiros», prestador de serviços para transformação, sendo o ónus da responsabilidade transitada para esse mesmo agente que passará a ser responsável por assegurar a privacidade dos dados que processa suas informações pessoais de acordo com o padrão exigido pelo Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD) (veja a secção abaixo “transferências internacionais de dados”). A menos que lhe digamos de forma diferente e você consente, os nossos agentes não têm qualquer direito de usar as informações pessoais que partilhamos com eles além do que é necessário para nos ajudar.
  • Transferências do negócio: nós podemos optar por comprar ou vender ativos, e podemos compartilhar e/ou transferir informações de clientes em conexão com a avaliação e entrada em tais transações. Além disso, se nós (ou nossos ativos) são adquiridos, se saímos do negócio, entramos em falência, ou passamos por alguma outra mudança de controlo, a informação pessoal poderá ser um dos ativos transferidos ou adquiridos por um «terceiro».
  • Proteção do CCE – Centro de Competências Empresariais e outros: reservamos o direito de acessar, ler, preservar e divulgar qualquer informação necessária para cumprir a lei ou a ordem judicial; impor ou aplicar os nossos acordos consigo e outros acordos; ou salvaguardar os nossos direitos, propriedade ou segurança, nossos funcionários, nossos fornecedores, ou outros.
  • Divulgações para a Segurança Nacional ou Aplicação da lei: em determinadas circunstâncias, poderemos ser obrigados a divulgar os seus «dados pessoais» em resposta a solicitações válidas por autoridades públicas, incluindo para atender a segurança nacional ou requisitos de aplicação da lei.

As informações pessoais sobre mim estão seguras?

Utilizamos medidas de segurança técnicas, organizacionais e administrativas apropriadas para proteger qualquer informação que tenhamos em nossos registos de perda, uso indevido e acesso não autorizado, divulgação, alteração e destruição. Infelizmente, nenhuma empresa ou serviço pode garantir a segurança completa. Entrada ou uso não autorizado, falha de hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança das informações do utilizador a qualquer momento. Entre outras práticas, os seus «dados pessoais» estão alocados a sistemas e plataformas de «terceiros», protegidas por uma senha de modo a manter a privacidade e segurança. Da nossa parte impedimos o acesso não autorizado às plataformas onde mantemos os seus «dados pessoais», selecionando e protegendo a senha adequadamente e limitando o acesso ao computador ou dispositivo com senha e navegador, encerrando a sessão depois de terminarmos de aceder às contas.

Cookies e outras tecnologias de rastreamento

O nosso site utiliza cookies (pequenos arquivos de texto contendo uma sequência de carateres alfanuméricos que colocamos no seu computador) e outras tecnologias de rastreamento semelhantes (como Web beacons, Tags e scripts) para identificar exclusivamente o navegador e para que reúna informações sobre como o utilizador interage com o site. Utilizamos esta informação para os seguintes fins:

  • Ajudá-lo na navegação;
  • Auxiliar no seu registo e capacidade de fornecer feedback;
  • Analisar a utilização dos serviços; e
  • Ajudar nos nossos esforços promocionais e de marketing (incluindo publicidade comportamental).

Por favor, consulte a nossa política de cookies, ao clicar no ícone para obter mais informações sobre o tipo de cookies e tecnologias de rastreamento que usamos neste site e porquê, e como aceitá-los e rejeitá-los.

Também podemos monitorizar e-mails enviados em HTML para controlar quais e-mails são abertos pelos destinatários. Esta informação é utilizada para permitir relatórios mais precisos, melhorar a eficácia do nosso marketing e tornar os nossos serviços e website melhor para os nossos utilizadores.

Nós também utilizamos o Google Analytics, um serviço de análise da Web fornecido pela Google, para entender melhor a sua utilização do nosso site e serviços. O Google Analytics recolhe informações como a frequência com que os utilizadores visitam o nosso site, que páginas visitam e que outros sites eles utilizaram antes de visitar o nosso. O Google utiliza os dados recolhidos para acompanhar e examinar a utilização dos sites, para preparar relatórios sobre atividades do utilizador e compartilhá-los com outros serviços do Google. O Google pode utilizar os dados recolhidos no site para contextualizar e personalizar os anúncios de sua própria rede de publicidade. A capacidade do Google de utilizar e compartilhar informações recolhidas pelo Google Analytics sobre as suas visitas ao site é restrita pelos Termos de Utilização do Google Analytics e pela Política de Privacidade do Google. O Google oferece um mecanismo de remoção para a Web disponível aqui.

Seus direitos de privacidade

Quais as minhas opções?

O utilizador pode sempre optar por não divulgar informações para nós, mas tenha em mente que algumas informações podem ser necessárias para se registar ou para tirar proveito de algumas das nossas funcionalidades.

Cookies

O utilizador pode aceitar ou rejeitar cookies através do nosso Centro de Preferências de Privacidade, acessível clicando no ícone . O utilizador também pode fazer isso ajustando seus controles de navegador da Web. Consulte a nossa política de cookies para mais informações sobre a nossa utilização de cookies e como aceitá-los ou rejeitá-los.

Comunicações de marketing

O utilizador pode fazer “remover” de receber certas comunicações promocionais ou de marketing nossas a qualquer momento, utilizando o link cancelar as comunicações de e-mails que enviamos.

Se o utilizador tiver adquirido algum dos nossos serviços, ainda vamos enviar-lhe comunicações não promocionais, como e-mails relacionados com os serviços.

Como posso atualizar e aceder às minhas informações (exercer os meus direitos relacionados com os meus dados)?

Se o utilizador pretender aceder, rever, atualizar, retificar e excluir qualquer dado pessoal que temos sobre si, ou exercer o direito a qualquer outro assunto relacionado com a disponibilidade dos dados para si no âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), pode clicar no link “As minhas preferências” disponível no rodapé das mensagens, ou contactar diretamente por email: coordenador@refugiodosnumeros.pt.

A nossa equipa de privacidade irá examinar o seu pedido e responder-lhe o mais rapidamente possível!

Por favor, note que ainda podemos utilizar qualquer informação pessoal agregada e desidentificada que não identifique qualquer indivíduo, e que também possa reter e utilizar as suas informações conforme necessário para cumprir as nossas obrigações legais, resolver litígios e impor os nossos acordos.

Transferências internacionais de dados

Os «dados pessoais» que envia através do nosso site são enviados para os Estados Unidos e serão principalmente tratados nos Estados Unidos e potencialmente noutros países, por «terceiros» que efetuam a hospedagem em nuvem em nosso nome. Esses países podem não ter leis de proteção de dados semelhantes às do seu país de residência. No entanto, as nossas plataformas de gestão de privacidade e de mail marketing garantem proteção das suas informações de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) onde quer que ela seja tratada.

Websites vinculados

Para sua conveniência, poderão haver hiperligações no nosso website que ligam a outros websites. Nós não somos responsáveis por, e estas práticas de privacidade não se aplicam a, quaisquer sites aqui vinculados ou de quaisquer empresas que não possuímos nem controlamos. Sites vinculados podem recolher informações além daquela que recolhemos no nosso site. Nós não endossamos nenhum desses sites vinculados, os serviços ou produtos descritos ou oferecidos em tais sites, ou qualquer um dos conteúdos contidos nesses mesmos sites. Nós incentivamos o utilizador a procurar e ler a política de privacidade de cada site vinculado que visita para entender como os seus «dados pessoais» são recolhidos, utilizados e protegidos.

Crianças

Nós não recolhemos ou solicitamos «dados pessoais» de ninguém com menos de 13 anos. Se o utilizador tem menos de 13 anos, por favor, não tente enviar qualquer informação pessoal sobre si para nós. Se soubermos que recolhemos «dados pessoais» de uma criança com menos de 13 anos, eliminaremos essa informação o mais rapidamente possível. Se o utilizador acredita que uma criança com menos de 13 anos possa ter-nos facultado «dados pessoais», entre em contacto connosco através de coordenador@refugiodosnumeros.pt.

O CCE – Centro de Competências Empresariais nunca vai mudar esta política de privacidade?

Estamos constantemente a tentar melhorar o nosso site e serviços, por isso pode ser necessário alterar esta política de privacidade de vez em quando. Vamos alertá-lo para mudanças substanciais, por exemplo, colocando um aviso em nosso site e/ou enviando-lhe um e-mail (se o seu contacto de e-mail estiver registado na nossa base de dados) quando somos obrigados a fazê-lo pela lei aplicável. O utilizador pode ver quando esta política de privacidade foi atualizada pela última vez, verificando a data no topo desta página. O utilizador é responsável por rever periodicamente esta política de privacidade.

E se eu tiver dúvidas sobre esta política?

Se o utilizador tiver quaisquer perguntas ou interesses relacionados com as nossas políticas de privacidade, envie-nos por favor uma mensagem detalhada para coordenador@refugiodosnumeros.pt, e nós tentaremos resolver as suas questões.